Sabia Que, Provavelmente, Não Sabe Respirar Da Forma Correta ?

A respiração é uma das funções mais importantes do nosso organismo. Iniciamos a nossa vida com uma inspiração e terminamo-la com uma expiração.

Tomar consciência da nossa respiração é fundamental para a oxigenação das células e dos tecidos do organismo. Quando nascemos utilizamos a capacidade total pulmonar para respirar combinando a fase diafragmática, torácica e subclavicular, mas à medida que vamos crescendo o stress do dia a dia faz com que utilizemos apenas a parte superior dos pulmões, consumindo muito menos ar.

Parar para respirar fundo, pelo nariz, pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental.


Procure começar a conscientizar a sua respiração e conduzi-la para gerir o seu emocional e, também, os seus pensamentos.


O Yôga tem técnicas ancestrais e muito eficazes para essa gestão.

Aprenda a fazer a respiração completa:

Sente-se, de preferência de pernas cruzadas, e leve a sua atenção para o ato de respirar. Perceba a sua respiração…

Depois, leve o ar para a para a parte baixa dos pulmões expandindo o abdómen. De seguida, para a parte média ou intercostal, expandindo o tórax. Por último, leve o ar para a parte alta dos pulmões. Ao expirar faça-o no sentido inverso. Respire sempre pelo nariz.
Guarde esta regra: ar para dentro, abdómen para fora e ar para fora, abdómen para dentro. Procure fazer alguns ciclos da respiração completa, concentrando-se no ato de respirar e sentindo a plenitude da energia no seu organismo.

Boa prática!

Prof. Zélia Couto e Santos


Fonte: sic mulher in msn lifestyle

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares