Hábitos Que Prejudicam A Alimentação Saudável



Para uma boa qualidade de vida, é essencial mudarmos nossos hábitos alimentares.

Separamos 7 hábitos para evitar desde já e ter uma vida mais saudável.

Ter pressa ao comer

Evite comer muito rápido! O alimento precisa ser bem mastigado até que esteja bem triturado. Isso facilita o processo de digestão, e evita mal-estar e sensação de "estufamento" depois das refeições. Assim o estômago trabalha menos e seu organismo consegue digerir melhor os nutrientes da comida!

Beber pouca água

A desculpa mais famosa de quem não gosta de beber água é a falta de tempo. A água tem inúmeros benefícios a saúde além de ser essencial para o bom funcionamento do organismo. Algumas dicas legais para manter a disciplina é manter sempre uma garrafinha de água ao lado da cama, programar um alerta no celular para não esquecer, tirar um tempinho para beber água no trabalho... São muitas opções! Não tem desculpa para ficar sem beber água! E lembre-se de tentar consumir de seis a oito copos por dia! 


Comer frituras diariamente

Batata frita, salgadinho, hambúrguer... Quem resiste? As frituras podem até ser saborosas, mas fazem mal a saúde se consumidas em excesso e com muita frequência. Além do aumento da tensão arterial, também podem trazer acúmulo de gordura abdominal, trazer sensação de cansaço e até prejudicar a absorção de nutrientes essenciais para a saúde do seu corpo. 

Cuidado com o sal!

O sal de cozinha é o que traz (muitas vezes) aquele sabor gostoso a pratos que comemos todos os dias como o arroz, feijão, carnes... Mas cuidado para não pesar a mão! O excesso de sal pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão, pedras nos rins e cálculo renal. Tente utilizar menos sal no preparo dos alimentos e complemente com temperos naturais como alho, ervas secas e cebola. Que tal?

Ingerir refrigerantes

Pipoca e um refrigerante pode até ser uma boa combinação para um cinema, mas não faz muito bem para o seu estômago. Os refrigerantes em geral levam muito açúcar, corantes artificiais, conservantes e uma porção de outros elementos que acabam com o nosso organismo aos poucos - além de ser uma bomba de calorias! Pode substitui-lo por sumos naturais de frutas ou por água, que não tem erro!

Pular refeições

Quem nunca começou uma dieta e quis ficar o dia inteiro sem comer nada para tentar perder aqueles indesejados quilinhos a mais? É bom pensar melhor! O ideal é fazer pelo menos 3 refeições por dia (café da manhã, almoço e jantar) e comer lanches naturais ou frutas de três em três horas. Isso aumenta o seu metabolismo, evita os famosos "ataques" de fome e mantém os níveis de energia altos. 

Exagerar no consumo de café

Começar o dia com uma boa chávena de café é a melhor saída para amenizar o sono ou para se manter acordado depois de horas de estudo. Mas consumir tanto café pode não fazer tão bem para o seu corpo. Além de causar dependência, a cafeína em excesso aumenta a liberação de adrenalina que, por sua vez, aumenta a tensão arterial e sobrecarrega o coração. Tente beber somente três chávenas por dia! 




Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares