Fibras Alimentares: Grandes Aliadas Da Sua Saúde

Alguns motivos para você incluir fibras em sua alimentação!

Muito associadas ao bom funcionamento do intestino, as fibras estão presentes nas refeições de quem busca uma alimentação saudável. Os benefícios delas não são apenas o de fazer o intestino funcionar: as fibras também evitam uma série de doenças, inclusive as cardiovasculares, diabetes e auxiliam no emagrecimento. Elas se dividem em fibras solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis se ligam às gorduras e ao açúcar e depois são eliminadas através das fezes. São essas que ajudam a prevenir a diabetes e reduzir o colesterol. Elas formam uma espécie de gel quando ingeridas, pois se misturam com água.

Aveia - Rica em magnésio, responsável pela produção de proteínas, limpeza das artérias e diminuição dos radicais livres, a aveia possui uma série de benefícios além da proteção intestinal. Você pode consumi-la apenas salpicando em frutas, ou em receitas mais elaboradas, como em forma de papas, bolo e biscoitos

Mandioca - Rica em vitamina C e potássio, a mandioca é ótima para retardar o envelhecimento precoce e regular os líquidos do organismo. Além disso, ajuda a manter a saúde dos pulmões, cabelos e pele. Mas, atenção: evite consumi-la frita, pois a alta temperatura do óleo pode reduzir esses benefícios. Prefira consumir assada ou cozida, ou em preparações como em bolos, caldos e purês.

Frutas como maçã, maracujá, abacate, goiaba, pera - Ricas em vitaminas, as frutas também evitam uma série de doenças. Sempre que possível, não despreze as cascas, especialmente da maçã, uva, pera e goiaba, já que a concentração de fibras é maior ali do que na polpa. Prefira consumir frutas in natura ou em forma de sucos e com grãos, como aveia, chia ou linhaça, para que a sensação de saciedade dure mais.

As fibras insolúveis, por sua vez, oferecem sensação de saciedade (o que reduz a fome) e também o risco de cancro no intestino. A recomendação diária é de 25 a 35 gramas.

Ervilhas e lentilhas - Ervilhas equilibram o sódio e o colesterol, possuem ação antioxidante e previne doenças cardíacas. Já as lentilhas diminuem a TPM, previnem a diabetes e desintoxica o organismo. Além disso, são ótimas opções para substituir o feijão, já que você pode investir nos caldos de ervilha e lentilha, além de sopas e saladas.

Uva passa - Não tem meio termo: ou você ama ou odeia uva passa! Mas uma coisa é incontestável: ela é cheia de benefícios! É rica em cálcio, ferro, cobre, zinco e possui ação anti-inflamatória. Ou seja: as uvas passas previnem infeções, além de fortalecerem o sistema imunológico. Para quem ama, elas combinam com tudo (e não só no natal): saladas, sanduíches e até arroz de forno ficam uma delícia com elas.

Trigo, linhaça - São inúmeros os benefícios da linhaça! O trigo também é incrível, já que é rico em manganês, cobre, zinco, cálcio e ajuda a eliminar o açúcar do sangue. O ideal é consumir esses grãos sobre os alimentos ou em sucos.

Verduras e legumes - Folhas verde escuras, abóbora, milho fazem muito bem à saúde e oferecem desde proteção ao sistema imunológico até combate à anemia. Legumes como a abóbora e batata doce são queridinhos por quem busca uma vida mais leve e saudável e pratica exercícios físicos, já que eles são ótimas fontes de carboidratos "do bem". Invista em pratos coloridos e cheios de vegetais para uma refeição repleta de fibras e nutrientes fundamentais à sua saúde!


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares