Hábitos Para Emagrecer Com Saúde

Uma coisa é facto: emagrecer com saúde é a melhor maneira de perder peso. E para isso é preciso levar em conta alguns hábitos alimentares e de rotina, como beber ao menos 2 litros de água por dia, praticar atividades físicas e evitar certos alimentos.

De acordo com o médico Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), "ter uma alimentação saudável não significa passar fome, mas sim escolher alimentos que colaborem para o bom funcionamento do metabolismo e que contribuam com o bem-estar".

O Guia da Semana, com a ajuda de Patrick Rocha, destacou 6 hábitos para emagrecer com saúde. Confira:




Corte açúcar e alimentos lights

“Para quem deseja perder peso e adotar uma alimentação estratégica, um dos primeiros passos é gradativamente retirar da rotina diária o açúcar refinado e a farinha refinada de fontes diretas como bolo, refrigerante, massas, pães e salgadinhos. Mas não pense que vale optar pelas versões diets e lights para fugir da restrição. Estes produtos também devem ser restritos já que podem ser até mais nocivos do que as versões tradicionais por causa dos conservantes e substâncias prejudiciais à saúde quanto o próprio açúcar. Para adoçar as bebidas, o ideal é utilizar a estévia, um adoçante natural que não traz malefícios para a saúde”.



Evite consumir pães e massas (inclusive integrais)

“Isso mesmo, o pãozinho integral também entrou na mira. O trigo, que é a matéria-prima do pão nosso de cada dia, das massas, biscoitos e bolos, é considerado um dos principais sabotadores da dieta. Consumidos em excesso pela grande maioria das pessoas, os produtos de trigo podem funcionar como gatilho da fome, aumentando o apetite poucos minutos depois, além de não possuírem elevado grau nutritivo. Substituir os farináceos por outros alimentos mais nutritivos e que saciam a fome é primordial”.






Hidrate-se

“A hidratação é uma parte importante para o bom funcionamento do metabolismo e, consequentemente, no processo de emagrecimento. Por essa razão, é essencial ter um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo podem prejudicar o seu rendimento durante o dia, provocar dores de cabeça, cansaço, entre outros sintomas.
O ideal é beber ao menos 2 litros de água por dia”.



Evite frituras

“Frituras em geral não trazem benefício algum ao corpo e são carregadas de gorduras ruins, responsáveis por aumentar complicações e riscos cardiovasculares. Óleos vegetais poli-insaturados, como soja, milho e canola, devem ser evitados. Sempre que for preparar e cozinhar um alimento,
o ideal é utilizar o óleo de coco extra-virgem. Além disso, privilegie grelhados e assados, que irão saciar a fome e não prejudicar o seu organismo”.




Priorize as proteínas e gorduras saudáveis

“As gorduras estratégicas presentes nas carnes oferecem a energia e a saciedade necessárias para manter o metabolismo alto e queimar gordura. Inicie o seu dia substituindo os alimentos produzidos com trigo e derivados por omeletes, por exemplo. Para diversificar, inclua recheios diversos, como queijo, carne, frango ou vegetais. Outra opção são ovos cozidos ou mexidos, feitos no óleo de coco ou na manteiga. Nas outras refeições, procure comer carnes de aves (peru, frango, chester) ou peixes complementados com saladas verdes, frutas da estação e legumes”.




Faça atividade física intervalada

“Quem pensa que passar horas dentro de uma academia é a chave para o emagrecimento saudável está muito equivocado. 80% dos resultados dependem essencialmente da alimentação e apenas 20% dos exercícios. Portanto, use o seu tempo de maneira estratégica, iniciando um treinamento de atividade física intervalado, o mais eficiente para perda de gordura. Ao contrário da atividade física tradicional, em que o ritmo é constante, na atividade física intervalada você varia o ritmo, intercalando momentos moderados e outros intensos em ciclos – isso ajuda a aumentar a queima de gordura corporal e na formação de massa magra”.






Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares