Estes Alimentos Ajudam A Prevenir A Queda De Cabelo

A queda de cabelo pode ser um pesadelo para muitas pessoas. A casa de banho mais parece um cabeleireiro, com cabelos no chão, no lavatório e na banheira. Os fios que encontramos na cama davam para encher a almofada. E os que não ficam agarrados aos lençóis andam connosco a passear de um lado para o outro, sempre bem presos à nossa camisola. Olhamos ao espelho e pensamos que temos um cabelo saudável, brilhante e vistoso. Mas a verdade é que se ele cai é porque não está assim tão bem de saúde.

“Existem estudos que indicam que qualquer problema manifestado através do cabelo é reflexo de algum trauma, alteração da alimentação, alteração medicamentosa ou hormonal que ocorreu três meses antes do período da queda”, explicou ao SOL a nutricionista Vera Sedas.

Mas qual a razão para termos este problema?A queda de Outono pode estar relacionada com Verão, com as dietas da moda, desidratação causada pelo calor ou por excesso de oleosidade no couro cabeludo”, respondeu-nos a médica.

Pode sempre recorrer a medicamentos, mas como explica Vera Sedas, estes devem ser apenas utilizados no Verão: “Se ler a bula dos medicamentos anti-queda existentes no mercado vai encontrar frases como: “ O tratamento deve ser feito durante 3 meses”. Por este motivo deve ser feita uma prevenção durante o Verão”.

Por isso, se está neste momento a ‘sofrer’ com este problema, o melhor é apostar numa alimentação saudável e equilibrada.

Vitaminas A C e complexo B (B5;B9;B12) ferro, zinco, selénio e aminoácidos essenciais –metionina, lisina e cisteína – são alguns dos termos que deve decorar. Mas como sabemos que são complexos e que deve ter demasiadas coisas já armazenadas na cabeça, o SOL pediu à nutricionista Vera Sedas para elaborar uma lista dos alimentos que podem ajudar a ter um cabelo mais saudável.


© Fornecido por Jornal i

E sabe qual é a melhor parte? É que ao ingerir estes alimentos está também a ‘ajudar’ a sua pele e as suas unhas a ter uma vida saudável. Três em um!

Aqui fica o top 20:

1 -Vegetais de folhas verdes: Comer vegetais de folhas verdes, como espinafres, couves e acelga, fornece ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, como as vitaminas A e C, que ajudam os folículos pilosos produzirem sebo. As folhas verdes também contêm ácido fólico (B9) e biotina, cálcio e ferro e zinco – exemplo: cenoura, rúcula e agrião;

2 – Abóbora - rica em metionia e lisina. As sementes de abóbora são ricas em zinco;

3 - Cebola roxa – rica em aminoácidos cisteína, lisina e metionina;

4 - Batata-doce - rica em B12;

Sugestão: Faça batidos das folhas de cenoura e de beterraba. São ricos em vitamina A

5 – Abacate - Contém vitamina A e é rico em vitaminas do complexo B 12 , Vitamina E, beta-caroteno, cobre , vitamina C e gorduras saudáveis;

6 – Melão - rico em vitamina B9;

7 - A Castanha-do-pará, Caju, nozes e Avelãs são ricos em aminoácidos essenciais - a metionina, cisteina e a lisina. As amêndoas e os Amendoins, para além de terem estes aminoácidos, são ricos em zinco;

8 - Cogumelos – ricos em aminoácidos essenciais (lisina, metionina, cisteina) e vitaminas B5 e B9;

9 - Levedura de cerveja – rica nas vitaminas B5 e B9;

10 – Cavala, sardinha e ostras são alguns dos pescados ricos em ómega 3 (anti-inflamatório);

Sugestão: Prefira produtos de mar livre – arenque, caranguejo, truta, salmão (B12, B9), ostras (zinco e B9, B12) e atum (B9)

11 - Algas – ricas em sais minerais (ferro, zinco);

12 - Feijão, grão, lentilhas e soja são ricas em vitaminas do complexo B. O feijão é uma grande fonte de proteína magra e também fornece grande quantidade de biotina, ferro e zinco; As ervilhas também ajudam a resolver os problemas capilares, pois possuem os aminoácidos metionina e cisteína;

Sugestão: Dar preferência a cereais crus e integrais. Exemplo flocos de aveia, centeio, cevada, malte, trigo-sarraceno, quinoa. São ricos em vitamina B5.

13 - Gema de ovo - Contém caratenóides, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, E, D e K . A gema contém cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico (B9) e B12, e ácido pantoténico;

14 – Fígado;

15 – Água de coco - rica em vitaminas A, B, E, cobre, ferro, potássio e é muito hidratante.

Aqui ficam mais algumas recomendações dadas pela nutricionista Vera Sedas:

• “O álcool e as claras cruas inibem a absorção da biotina”, cuidado com ele…
• “As vitaminas são sensíveis ao calor, por isso tente ingerir alimentos ricos nestes compostos orgânicos”;
• “Preferir batidos e smoothies”;
• “Prefira alimentos biológicos e não processados. A concentração de químicos e conservantes pode causar problemas dermatológicos - não se esqueça de que o cabelo e as unhas são uma extensão da pele!”;
• “As vitaminas do complexo B são hidrosoluveis, a melhor forma de comer alimentos ricos nestas vitaminas são em cru ou cozinhados no vapor”.


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares