Os Produtos Light São (Mesmo) Aliados Na Perda De Peso ?

Nem todos! E não só é importante saber escolhê-los como não exagerar no seu consumo. Teresa Branco, fisiologista da gestão do peso, explica porquê.


        
Alguns estudos demonstram que quando optamos pela versão light de um alimento há tendência para comer mais. O facto de conter menos gordura, açúcar ou calorias pode levar as pessoas a pensar que podem comer mais, o que não é verdade. Por outro lado, a versão light tem geralmente menos sabor, o que pode fazer com que seja preciso ingerir uma maior quantidade para obter o mesmo nível de saciedade oferecido pelo produto original.

Ainda assim, embora nem todos estes produtos sejam uma boa opção, não são todos iguais. Alguns são perfeitos para controlar o peso, mas só através da leitura do rótulo é possível distingui-los, pelo que a sua leitura atenta é fundamente para uma decisão esclarecida.

Como escolher

- Tenha em conta que um produto light em gordura não é necessariamente light nos restantes componentes, como o açúcar ou as calorias. Olhe para os rótulos e compare.

- Independentemente do tipo de alimento, prefira produtos pobres em gorduras saturadas, sal, hidratos de carbono e açúcares.

- Os iogurtes com teor reduzido de açúcar e de gordura são uma boa opção, assim como os queijos pobres em gordura e, naturalmente, sem açúcar.

- As barras de cereais geralmente têm poucas calorias e gordura mas são ricas em açúcar, pelo que não são uma boa opção para controlar o peso.

Aprenda a distingui-los:

- Light
Apresentam uma redução de um ou mais dos seus elementos (gordura, calorias, hidratos de carbono, sal e açúcar) face ao valor de referência. Não têm necessariamente uma menor quantidade de calorias.

- Diet
Produtos com esta denominação apresentam um baixo valor calórico, sendo especificamente criados para controlo de peso.

- Zero
Este tipo de produtos apresentam zero gramas de algum dos elementos presentes na versão de referência, como açúcar ou gordura.

Texto: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora do Instituto Profª. Teresa Branco)

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares