Comidas Que Lhe Estão A Tirar O Sono


É comida comum que todos ingerimos à noite e que não devíamos. Estão a tirar-nos o sono.


Molho de tomate - Tem vitamina C, ferro, licopeno e antioxidantes que diminuem o risco de ataque cardíaco e cancro, mas que também - devido à sua acidez - podem aumentar o período de digestão e causar azia. Não o deve ingerir até três horas antes de dormir, de acordo com as recomendações da Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos.


Couve-flor - Este vegetal, assim com os brócolos, contêm  triptofano, um aminoácido que ajuda o corpo a produzir serotonina, a hormona do sono. No entanto, os vegetais crucíferos também estão carregados de fibras insolúveis, que atrasam a digestão. Isso impede-o de ter um sono calmo. Vai sentir-se inchado e enfartado durante mais tempo. Coma este tipo de vegetais várias horas antes de se deitar.



Enchidos - Os enchidos, conservas e alguns queijos envelhecidos contêm tiramina, um aminoácido que provoca a libertação de noradrenalina, um estimulante que nos faz estar mais alerta. Evite estes alimentos à noite.


Chocolate - Os amantes de chocolate têm beneficiado ultimamente de vários estudos que têm projetado os benefícios dos antioxidantes do cacau. Porém, o cacau também contém cafeína. Bastam dois quadrados de chocolate de cacau para o deixarem mais desperto. Quanto mais negro for o chocolate, mais cafeína tem.


Massas - Os alimentos como grão, massas, pão e batatas são muito ricos em carboidratos. O nosso organismo queima este tipo de alimentos rapidamente, de forma a fornecer-nos energia. Mas esta energia também é responsável por manter-nos despertos. O seu consumo antes de se deitar não é de forma alguma aconselhado.


Queijo - O leite até o pode ajudar a adormecer graças à triptofano que ajuda a regular os ciclos de sono. No entanto, alguns produtos lácteos, como os queijos, podem ser de difícil digestão para algumas pessoas e podem causar inchaço, gases e diarreia. O melhor é mesmo evitar o seu consumo à noite para garantir uma boa noite de sono.


Sopa em excesso - Deve comer sopa, claro. Mas não coma dois ou três pratos em substituição da refeição principal. Grandes quantidades de líquidos podem ser bastante prejudiciais para uma boa noite de sono. A razão é óbvia: a meio da noite vai ter vontade de urinar, o que resulta na interrupção do seu sono.


Carne vermelha - As carnes vermelhas são mais gordas e isso pode dificultar - pelo menos atrasar - a digestão. Por outro lado, dietas altamente ricas em proteínas têm sido associadas a dificuldades no sono, nomeadamente à ocorrência de apneia do sono. Estas energizam o corpo, alterando o ritmo circadiano.


Comida picante - As comidas demasiado picantes, com pimenta ou outro tipo de molhos, podem irritar o estômago e intestinos, causando desconforto ou azia. Estar deitado pode agravar ainda mais estes sintomas e má-disposição. Portanto, evite alimentos picantes na hora do jantar.


Pizza - As hidrocarbonetos da pizza, aliados ao picante e à presença de enchidos, roubam-lhe muitos minutos de sono. O ideal é comer pizza ao almoço, evitando-a ao máximo à hora de jantar.

Fonte:
Nuno Noronha in lifestyle.sapo.pt


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares