8 Erros De Saúde Que Cometemos Em Menos De 1 Hora



Se pensa que na sua vida faz tudo bem, desengane-se. Desde que acorda até voltar a deitar-se, pode cometer pequenos erros que acometem a sua saúde. Ora veja.



Usar perfume de lavanda - O perfume que usou antes de sair de casa pode estar a prejudicar a sua saúde, principalmente se tiver lavanda. Se alguma vez sentiu ardor e picadas na pele depois de colocar perfume, isso pode dever-se ao facto de ter acetato de linalilo na sua composição. Este químico é considerado um alergénico pela União Europeia. O álcool dos perfumes pode também causar-lhe essa sensação de ardor.


Consultar o Facebook na cama - Uma investigação da Universidade de Pittsburgh, financiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, comprovou que os jovens que passam demasiado tempo ligado às redes sociais são mais propensos a sofrer de perturbações do sono. Cada dispositivo eletrónico no quarto reduz em média meia hora de sono aos adolescentes, conclui o estudo publicado na PNAS.


Passar o dia agarrado ao telefone - Os telemóveis têm metais na sua composição, como o cobre e o níquel, que provocam alergia quando entram em contacto com a pele humana. Por outro lado, segundo neurologistas, podemos ter a sensação de que este aparelho está tocar ou vibrar quando na verdade não está. Porquê? Quando estamos dependentes e obcecados pelo aparelho - mesmo que não saibamos - o processo percetivo transmite-nos essa falsa sensação, concluem estudos das universidades de Copenhaga, Loma Linda e Arizona.


Lavar mal as mãos - Um estudo publicado na revista "Journal of Environmental Health" assegura que apenas 5% das pessoas lava as mãos de modo adequado - a maioria são profissionais de saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, lavar bem as mãos implica passar sabonete durante 15 segundos e esfregar unhas, espaços interdigitais, dedos, mãos e secar corretamente as mesmas com uma folha de papel que não deverá ser reutilizada e servirá depois para abrir e fechar a tampa do balde do lixo, onde será colocada.


Esfregar os olhos - Acontece quando acorda, quando está ao computador, quando o sono surge… Mas não devia. Esfregar os olhos provoca a deformação na córnea devido à ativação das moléculas inflamatórias, degradando o colagénio natural do globo ocular. Tal conduz a distorções na visão, astigmatismo e outros problemas de saúde.


Dormir demasiado - Se dorme mais de nove horas por dia, pode estar a minar a sua longevidade. De acordo com um estudo australiano, que envolveu um milhão e meio de pessoas, quem excede o número recomendado de horas de sono (sete a oito horas) e tem uma vida sedentária arrisca-se a morrer mais cedo, tal como as pessoas que dormem menos de sete horas por dia. O estudo foi publicado na revista PloS One Medicine.


Estar sentado o dia inteiro - Precisa de dois minutos de caminhada por cada hora de trabalho à secretária para evitar problemas de circulação sanguínea. O risco de desenvolver doenças cardiovasculares é maior para quem fica longas horas sentado, mesmo que tenha o hábito de praticar exercício físico nas horas vagas. Se puder trabalhar em pé durante algumas horas, faça-o. Vai queimar mais 87 calorias do que se estiver sentado, concluiu uma investigação da Universidade do Iowa, nos Estados Unidos.


Não usar lágrimas artificiais - É fundamental, principalmente para quem usa lentes de contacto. O risco de infeções nestes casos é alto porque, enquanto coloca a lente no olho, leva bactérias da mão para este órgão. Use lágrimas artificiais para limpar e hidratar os olhos. Por outro lado, se passa demasiado tempo ao computador/telemóvel/tablet ou a ler corre o risco de desenvolver a síndrome de olho seco que poderá causar-lhe outros problemas de saúde.

Fonte: Nuno Noronha in lifestyle.sapo.pt


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares