O Que Acontece Ao Seu Corpo Quando Come Ovos ?


Os ovos são talvez a forma mais rápida, barata e versátil de ingerir proteínas e manter o corpo com "combustível" para o dia a dia. Mas o que é que o ovo pode realmente fazer por si?


Fortalece o seu sistema imunitário - Apenas um ovo contém 22% dos níveis diários recomendados de selénio, um nutriente que ajuda a suportar o sistema imune e que regula as hormonas da tiróide. Se os adolescentes e crianças não ingerirem este nutriente, podem desenvolver doença de Keshan ou doença de Kashin-Beck, duas condições médicas que afetam o coração, ossos e articulações. O selénio tem também uma função antioxidante, atuando juntamente com a vitamina E na proteção das membranas celulares.


Diminui o stress e a ansiedade - Se a sua alimentação falhar em algum dos nove aminoácidos essenciais que o corpo não produz corre o risco de desenvolver uma perturbação mental. Um estudo de 2004 publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que o consumo suplementar de lisina - presente no ovo - conseguia reduzir os níveis de stress e ansiedade, provavelmente pela modulação dos níveis de serotonina no corpo humano.


Melhora os seus níveis de colesterol - Os médicos estão geralmente preocupados com o rácio do mau colesterol (LDL) comparativamente com o de bom colesterol (HDL) no sangue. Um ovo grande pode conter 212 mg de colesterol, mas isto não significa que este vá aumentar o mau colesterol. O corpo produz constantemente colesterol e há evidência científica de que o ovo ajuda a equilibrar os níveis de colesterol HDL, ao mesmo tempo que produz partículas de colesterol LDL.


Protege os olhos - Dois antioxidantes presentes na gema do ovo - a luteína e a zeaxantina - têm um efeito protetor ocular. Estas duas substâncias reduzem o risco de cataratas e de degeneração macular relacionada com a idade, duas das principais causas de cegueira e perda de visão. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que basta comer uma gema de ovo durante quatro a cinco semanas para os níveis de zeaxantina aumentarem entre 114 e 142% e de luteína entre 28 e 50%.


Reduz o risco de doença coronária - O LDL contém moléculas que alojam a gordura nas paredes das veias provocando aterosclerose. O colesterol HDL consegue remover essas moléculas. Mas nem todo o colesterol mau (LDL) é composto por moléculas iguais. Há vários tipos. As mais pequenas e densas estão associadas a um maior risco de doença coronária, como a aterosclerose. Ainda que o ovo aumente os níveis de LDL, este é conhecido por tornar as moléculas de LDL maiores e mais fáceis de eliminar, diminuindo o risco cardíaco.


Aumenta a sua energia - Apenas um ovo dá-lhe 15% da quantidade recomendada diária de vitamina B2, também designada de riboflavina. Esta ajuda o corpo a converter a comida em energia.


Protege o cérebro - O ovo contém colina, um nutriente do complexo B de vitaminas. Este é um importante componente das membranas celulares e é essencial para sintetizar alguns neurotransmissores. Vários estudos têm demonstrado que a diminuição nos níveis de colina está associada a um menor desempenho cognitivo e ao aparecimento de doenças neurológicas.


Melhora o estado da pele e do cabelo - As vitaminas do complexo B são essenciais para manter o cabelo, a pele, os olhos e as unhas saudáveis. Também ajudam na boa regulação do sistema nervoso.


Dá mais qualidade de vida - O corpo humano consegue produzir 11 aminoácidos essenciais. Mas nós precisamos diariamente de 20. Sabe onde estão os outros 9? No ovo. Sem esses 20 aminoácidos essenciais o corpo humano terá mais dificuldades de resposta ao nível do sistema imunitário e perderá facilmente mais massa muscular.


Melhora a saúde dos ossos e dentes - Os ovos são uma das poucas fontes alimentares de vitamina D, importante para os ossos e dentes, uma vez que é essencial no processo de absorção de cálcio.


Aumenta a sensação de saciedade - Muitos estudos têm comparado os efeitos dos alimentos ricos em proteínas Sabe-se que a ingestão deste nutriente está relacionada com a sensação de saciedade. Em 100 gramas de ovos encontramos 13 gramas de proteínas. Bastante, não acha?


Ajuda-o a queimar gordura - Sobretudo por causa da sensação de saciedade, uma alimentação equilibrada e rica em ovos - em detrimento de outras proteínas - tem sido associada a uma mais rápida perda de massa gorda. Um estudo analisou durante oito semanas dois grupos de pessoas: um comia ao pequeno-almoço um tipo de pão de farinha de trigo fermentada; o outro comia ovos com a mesma quantidade de calorias. O grupo que comeu ovos perdeu mais 65% de peso e mais 16% de gordura do que o grupo que comeu pão.





Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares