Da Entrada à Sobremesa: 10 Receitas Típicas Italianas

Não tem como não gostar da cozinha italiana, afinal, ela está por toda a parte. 

Saladas, petiscos, pratos principais e também doces divinos. O chef Arthur Sauer, vencedor da primeira edição do reality do SBT Cozinha sob Pressão, já teve a experiência de trabalhar na Itália e nos ensina 11 receitas tipicamente italianas, das mais fáceis as mais elaboradas. Confira !

<p>Não tem como não amar a <strong>cozinha italiana</strong>, afinal, ela está por todas as partes. O Brasil, assim como quase o mundo todo, tem grande influência da culinária da terra das <a href="http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/noticia/conheca-os-diferentes-tipos-de-massa">massas</a>. E não só dos espaguetes e raviólis que falamos, mas pratos que vão da entrada à sobremesa estão presentes no nosso dia a dia.</p> <a href="http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/noticia/conheca-os-diferentes-tipos-de-massa">Conheça os diferentes tipos de massa</a> <a href="http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/galeria/5-receitas-para-variar-o-tradicional-macarrao">5 receitas para variar o tradicional macarrão</a> <a href="http://www.guiadasemana.com.br/restaurantes/galeria/10-receitas-de-bolo-gelado-para-o-verao">Veja 10 receitas de bolo gelado para fazer em casa</a> <p>Saladas, petiscos, pratos principais e também doces divinos. O chef <strong>Arthur Sauer</strong>, vencedor da primeira edição do reality do SBT Cozinha sob Pressão, já teve a experiência de trabalhar na Itália e nos ensina <strong>11 receitas tipicamente italianas</strong>, das mais fáceis as mais elaboradas. Confira na galeria!</p> <p><strong>Ingredientes</strong><br>1 bola de muçarela tipo Bufalina<br>1 tomate Débora grande<br>Algumas folhas de manjericão<br>Fio de azeite<br>Flor de sal a gosto</p> <strong>Modo de preparo</strong> Escorra a água da muçarela e fatie em finas camadas. Lave bem o tomate e fatie em finas camadas. Intercalar em um prato uma fatia de tomate e uma fatia de muçarela. Coloque as folhas de manjericão sobre cada fatia de muçarela. Adicione um fio de azeite em todo o prato. Tempere com flor de sal.


Salada Caprese

Ingredientes

1 bola de muçarela tipo Bufalina
1 tomate grande
Algumas folhas de manjericão
Fio de azeite
Flor de sal a gosto

Modo de preparo

Escorra a água da muçarela e fatie em finas camadas. Lave bem o tomate e fatie em finas camadas. Intercalar em um prato uma fatia de tomate e uma fatia de muçarela. Coloque as folhas de manjericão sobre cada fatia de muçarela. Adicione um fio de azeite em todo o prato. Tempere com flor de sal.

<p><strong>Ingredientes</strong><br>1 camarão<br>10 g de bacon fatiado<br>5 ml de azeite<br>1 ramo de alecrim<br><br><strong>Modo de preparo</strong><br>Enrole as fatias de bacon no camarão. Faça espetos com alecrim e espete-os nos camarões. Grelhe o camarão no azeite e sirva.</p>


Camarão envolto em pancetta com espeto de alecrim

Ingredientes

1 camarão
10 g de bacon fatiado
5 ml de azeite
1 ramo de alecrim

Modo de preparo

Enrole as fatias de bacon no camarão. Faça espetos com alecrim e espete-os nos camarões. Grelhe o camarão no azeite e sirva.


<p><strong>Ingredientes</strong><br>60 g de costela de vitela <br>10 g de farinha de trigo<br>1 ovo<br>10 g de farinha de rosca<br>30 ml de óleo para fritar<br>1 limão siciliano<br>30 g de arroz arbóreo<br>5 g de manteiga<br>5 g de cebola picada<br>2 ml de vinho branco<br>10 ml de caldo de galinha<br>5 g de sal<br>5 g de pimenta-do-reino<br>10 g de manteiga<br>10 g de parmesão ralado</p> <p><strong>Modo de preparo</strong><br>Bata a costeleta em paillard deixando o osso para fora. Empane na farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Frite no óleo em um frigideira e deixe escorrer em papel absorvente. Reserve. Na manteiga, refogue a cebola e adicione o arroz arbóreo. Deglaceie com o vinho branco. Coloque o suco do limão siciliano e um pouco da raspa do limão. Adicione o caldo de galinha e deixe cozinhar. Acerte o sal e a pimenta. Quando o arroz estiver no ponto, desligue o fogo e coloque a manteiga e o parmesão ralado. Misture até dar liga.</p>

Costela de vitela à milanesa com risoto de limão siciliano

Ingredientes

60 g de costeleta de vitela
10 g de farinha de trigo
1 ovo
10 g de pão ralado
30 ml de óleo para fritar
1 limão siciliano
30 g de arroz arbóreo
5 g de manteiga
5 g de cebola picada
2 ml de vinho branco
10 ml de caldo de galinha
5 g de sal
5 g de pimenta
10 g de manteiga
10 g de parmesão ralado

Modo de preparo

Bata a costeleta deixando o osso para fora. Empane na farinha de trigo, ovo e farinha de rosca. Frite no óleo em um frigideira e deixe escorrer em papel absorvente. Reserve. Na manteiga, refogue a cebola e adicione o arroz arbóreo. Deglaceie com o vinho branco. Coloque o suco do limão siciliano e um pouco da raspa do limão. Adicione o caldo de galinha e deixe cozinhar. Acerte o sal e a pimenta. Quando o arroz estiver no ponto, desligue o fogo e coloque a manteiga e o parmesão ralado. Misture até dar liga.


<p><strong>Ingredientes</strong><br>2 ciabatas pequenas<br>1 tomate grande cortando em fatias de 5 mm de espessura<br>75 g de queijo de cabra crottin<br>3 ramos de estragão<br>Azeite</p> <strong>Modo de preparo</strong> Divida os pães em dois. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque as fatias de tomate e deixe-os grelhar em fogo alto, sem mexer. Abaixe o fogo e ainda deixe por mais um minuto. Retire as fatias de tomate da frigideira com uma espátula e reserve. Misture o queijo de cabra com o estragão. Espalhe essa mistura sobre metade do pão. Coloque as fatias de tomate sobre o queijo e pressione firmemente. Pincele azeite levemente. Ligue uma sanduicheira elétrica, se você possuir uma, ou aqueça uma frigideira espessa. Se utilizar uma sanduicheira, coloque os paninis quando a placa estiver bem quente e feche o aparelho pressionando os pães durante o cozimento. Deixe cozinhar por pelo menos 2 minutos, ou siga as instruções do fabricante do aparelho. Se você utilizar uma frigideira espessa, coloque os paninis sobre a superfície bem quente e pressione-os o bastante para achatá-los. Cozinhe por 1 a 2 minutos em fogo médio. Vire os paninis, cozinhando por mais 1 minuto. Sirva-os bem quentes.


Paninis com queijo de cabra e tomates grelhados

Ingredientes

2 ciabattas pequenas
1 tomate grande cortando em fatias de 5 mm de espessura
75 g de queijo de cabra
3 ramos de estragão
Azeite

Modo de preparo

Divida os pães em dois. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque as fatias de tomate e deixe-os grelhar em fogo alto, sem mexer. Abaixe o fogo e ainda deixe por mais um minuto. Retire as fatias de tomate da frigideira com uma espátula e reserve. Misture o queijo de cabra com o estragão. Espalhe essa mistura sobre metade do pão. Coloque as fatias de tomate sobre o queijo e pressione firmemente. Pincele azeite levemente. Ligue uma sanduicheira elétrica, se você possuir uma, ou aqueça uma frigideira espessa. Se utilizar uma sanduicheira, coloque os paninis quando a placa estiver bem quente e feche o aparelho pressionando os pães durante o cozimento. Deixe cozinhar por pelo menos 2 minutos, ou siga as instruções do fabricante do aparelho. Se utilizar uma frigideira espessa, coloque os paninis sobre a superfície bem quente e pressione-os o bastante para achatá-los. Cozinhe por 1 a 2 minutos em fogo médio. Vire os paninis, cozinhando por mais 1 minuto. Sirva-os bem quentes.

<p><strong>Ingredientes</strong><br>180 g de espaguete cozido<br>10 ml de azeite<br>10 g de cebola<br>160 g de lagostim<br>200 ml de creme de leite<br>10 ml de limão<br>5 g de sal<br>5 g de pimenta-do-reino</p> <strong>Modo de preparo</strong> Em uma frigideira, coloque o azeite para esquentar. Refogue a cebola e acrescente o lagostim até dar uma pré-cozida. Acrescente o creme de leite e o limão e deixe reduzir. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque o espaguete no banho-maria. Quando quente, adicione o espaguete no molho e salteie para que o molho incorpore. Sirva em um prato fundo e salpique salsicha para decorar.


Espaguete com lagostim ao molho de limão siciliano
Ingredientes

180 g de espaguete cozido
10 ml de azeite
10 g de cebola
160 g de lagostim
200 ml de natas
10 ml de limão
5 g de sal
5 g de pimenta

Modo de preparo Em uma frigideira, coloque o azeite para esquentar. Refogue a cebola e acrescente o lagostim até dar uma pré-cozida. Acrescente as natas e o limão e deixe reduzir. Tempere com o sal e a pimenta. Coloque o espaguete no banho-maria. Quando quente, adicione o espaguete no molho e salteie para que o molho incorpore. Sirva em um prato fundo e salpique salsicha para decorar.

<strong>Ingredientes</strong><br>200 g de polenta 1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 600 ml de água fervente 1 língua de boi 2 cenouras 3 cebolas 30 g de manteiga 1 lata de tomate pelado ou molho de tomate 10 g de sal 5 g de pimenta do reino Alecrim picado<br> <strong>Modo de preparo</strong> Encha uma panela de pressão com água até a metade. Ferva. Descasque as cenouras e 2 cebolas e corte em pedaços médios. Coloque na panela com o caldo de legumes. Disponha a língua e feche a panela. Deixe cozinhar por 30 minutos quando a panela der pressão. Desligue o fogo e deixe a língua esfriar em temperatura ambiente. Retire a pele na língua com as mãos quando ela estiver completamente fria. Com a ajuda de uma faca, descarte os nervos da carne. Corte em fatias ou em cubos e reserve. Em uma frigideira, refogue meia cebola picada com a manteiga. Coloque o molho de tomate ou o tomate pelado amassado com um garfo. Coloque a carne e deixe cozinhar um pouco até o molho engrossar. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Pique o alecrim e reserve. Coloque a polenta em uma panela com o caldo de legumes e deixe cozinhar até chegar ao ponto. Sirva a polenta já temperada com sal e pimenta em um prato fundo e cubra com o ragu. Decore com o alecrim picado.

Polenta mole com ragu de língua

Ingredientes

200 g de polenta 1 tablete de caldo de legumes dissolvido em 600 ml de água fervente 1 língua de boi 2 cenouras 3 cebolas 30 g de manteiga 1 lata de tomate pelado ou molho de tomate 10 g de sal 5 g de pimenta Alecrim picado

Modo de preparo

Encha uma panela de pressão com água até a metade. Ferva. Descasque as cenouras e 2 cebolas e corte em pedaços médios. Coloque na panela com o caldo de legumes. Disponha a língua e feche a panela. Deixe cozinhar por 30 minutos quando a panela der pressão. Desligue o fogo e deixe a língua esfriar em temperatura ambiente. Retire a pele na língua com as mãos quando ela estiver completamente fria. Com a ajuda de uma faca, descarte os nervos da carne. Corte em fatias ou em cubos e reserve. Em uma frigideira, refogue meia cebola picada com a manteiga. Coloque o molho de tomate ou o tomate pelado amassado com um garfo. Coloque a carne e deixe cozinhar um pouco até o molho engrossar. Acerte o sal e a pimenta. Pique o alecrim e reserve. Coloque a polenta em uma panela com o caldo de legumes e deixe cozinhar até chegar ao ponto. Sirva a polenta já temperada com sal e pimenta em um prato fundo e cubra com o ragu. Decore com o alecrim picado.

<strong>Ingredientes</strong><br>500 g de arroz arbóreo 1/2 cebola 50 g de manteiga sem sal 50 ml de vinho branco 300 ml de caldo de legumes 50 g de manteiga sem sal 50 g de queijo parmesão ralado 5 g de sal 5 g de pimenta-do-reino 3 unidades de lagostim 1 unidade de lula 3 unidades de camarão 3 tentáculos de polvo pré-cozidos<br><strong>Polvo</strong><br>3 tentáculos de polvo 500 ml de água 1/2 cenoura 1/2 cebola 1/2 salsão 1/2 alho-porro 20 g de pimenta-do-reino em grãos <br><strong>Modo de preparo </strong> Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente a cebola ralada e deixe dourar levemente. Coloque o arroz arbóreo e mexa até que a manteiga incorpore. Deglaceie o fundo da panela com o vinho e acrescente o caldo de legumes aos poucos. Em outra panela, salteie os frutos do mar picados (inclusive o polvo já pré-cozido) no azeite até ficarem levemente ‘selados’. Em seguida, misture aos frutos do mar ao arroz arbóreo preparado e acrescente caldo de legumes aos poucos, até atingir o ponto adequado. Quando ficar al dente, desligue o fogo e finalize com manteiga e queijo parmesão ralado, misturando até que fique cremoso. Sirva em um prato fundo e decore com salsicha picada. <strong>Polvo:</strong> Pique grosseiramente o salsão, a cebola, a cenoura e o alho porro. Coloque na panela de pressão com a água e espere ferver. Acrescente o polvo e feche a panela. Assim que pegar pressão, espere 9 minutos e desligue. Retire a pressão e abra a panela. Coloque o polvo em uma peneira de massa para que pare o cozimento.


Risoto de frutos do mar

Ingredientes

500 g de arroz arbóreo 1/2 cebola 50 g de manteiga sem sal 50 ml de vinho branco 300 ml de caldo de legumes 50 g de manteiga sem sal 50 g de queijo parmesão ralado 5 g de sal 5 g de pimenta 3 unidades de lagostim 1 unidade de lula 3 unidades de camarão 3 tentáculos de polvo pré-cozidos
Polvo
3 tentáculos de polvo 500 ml de água 1/2 cenoura 1/2 cebola salsa 1/2 alho francês 20 g de pimenta em grãos

Modo de preparo

Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente a cebola ralada e deixe dourar levemente. Coloque o arroz arbóreo e mexa até que a manteiga incorpore. Deglaceie o fundo da panela com o vinho e acrescente o caldo de legumes aos poucos. Em outra panela, salteie os frutos do mar picados (inclusive o polvo já pré-cozido) no azeite até ficarem levemente ‘selados’. Em seguida, misture aos frutos do mar ao arroz arbóreo preparado e acrescente caldo de legumes aos poucos, até atingir o ponto adequado. Quando ficar al dente, desligue o fogo e finalize com manteiga e queijo parmesão ralado, misturando até que fique cremoso. Sirva em um prato fundo e decore com salsicha picada. Polvo: Pique grosseiramente a salsa, a cebola, a cenoura e o alho francês. Coloque na panela de pressão com a água e espere ferver. Acrescente o polvo e feche a panela. Assim que pegar pressão, espere 9 minutos e desligue. Retire a pressão e abra a panela. Coloque o polvo em uma peneira de massa para que pare o cozimento.

<strong>Ingredientes</strong><br>500 g de espaguete 3 colheres de sopa de manteiga Salsinha picada a gosto Sal a gosto 3 ovos inteiros 1 xícara de chá de bacon cortado em cubinhos 2 xícaras de chá de creme de leite fresco 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado <br><br><strong>Modo de preparo </strong> Cozinhe o espaguete em banho-maria até que esteja al dente. Frite o bacon com a manteiga até que fique sequinho. Adicione o macarrão, já cozido, na frigideira e coloque o creme de leite e o sal. Deixe engrossar um pouco o creme e adicione os ovos e o queijo parmesão. Misture até que o macarrão absorva o ovo. Decore com a salsinha. Sirva.

Espaguete à Carbonara

Ingredientes
500 g de espaguete 3 colheres de sopa de manteiga Salsinha picada a gosto Sal a gosto 3 ovos inteiros 1 chávena de chá de bacon (fiambre ou bacon de peru é mais saudável)cortado em cubinhos 2 chávenas de natas magras 1 chávena de chá de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Cozinhe o espaguete em banho-maria até que esteja al dente. Frite o bacon ( com a manteiga até que fique sequinho. Adicione o macarrão, já cozido, na frigideira e coloque as natas e o sal. Deixe engrossar um pouco o creme e adicione os ovos e o queijo parmesão. Misture até que o esparguete absorva o ovo. Decore com a salsa. Sirva.

<p><strong>Ingredientes</strong><br>600 g de lombo de vitela <br>50 ml de óleo de girassol<br>20 ml de vinho branco seco<br>1/2 salsão<br>1/2 cebola<br>1/2 alho-porró<br>1 lata de atum em conserva<br>papel-alumínio<br>20 g de alcaparras<br>20 g de salsinha picada<br>10 g de pimenta rosa</p> <strong>Modo de preparo</strong> Pré-aqueça o forno a 180º (temperatura média). Leve uma frigideira com o óleo por 2 minutos ao fogo alto. Quando esquentar, coloque o lombo e doure cada lado por 1 minuto. Numa tábua, corte os legumes em cubos grandes. Numa assadeira, disponha os legumes, o atum e o vinho. Coloque o lombo dourado por cima, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Deixe esfriar e retire toda a gordura da carne, deixando-a completamente limpa.

Vitela com molho de atum (Vitello Tonnato)

Ingredientes

600 g de lombo de vitela
50 ml de óleo de girassol
20 ml de vinho branco seco
Salsa
1/2 cebola
1/2 alho francês
1 lata de atum em conserva
papel-alumínio
20 g de alcaparras
20 g de salsinha picada
10 g de pimenta rosa

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180º (temperatura média). Leve uma frigideira com o óleo por 2 minutos ao fogo alto. Quando esquentar, coloque o lombo e doure cada lado por 1 minuto. Numa tábua, corte os legumes em cubos grandes. Numa assadeira, disponha os legumes, o atum e o vinho. Coloque o lombo dourado por cima, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Deixe esfriar e retire toda a gordura da carne, deixando-a completamente limpa.

<p><strong>Ingredientes</strong><br>6 gemas<br>12 colheres de sopa de açúcar<br>1 ½ colher de chá de Marsala ou vinho branco<br>1 colher de chá de raspas de limão<br>500 ml de creme de leite fresco<br>4 caixas de morangos </p> <p><strong>Modo de Preparo</strong><br>Bata as gemas e o açúcar até que a mistura fique fofa. Leve ao banho-maria sem parar de bater e adicione o Marsala até que absorva inteiro. Coloque as raspas de limão. Vá colocando o creme de leite aos poucos sem parar de bater. Quando obtiver um creme, retire do fogo e bata até esfriar. Limpe os morangos e disponha nos pratos. Cubra com o zabaione e queime com a ajuda de um maçarico</p>

Zabaione gratinado com morangos

Ingredientes

6 gemas
12 colheres de sopa de açúcar
1 ½ colher de chá de Marsala ou vinho branco
1 colher de chá de raspas de limão
500 ml de natas magras frescas
4 caixas de morangos

Modo de Preparo

Bata as gemas e o açúcar até que a mistura fique fofa. Leve ao banho-maria sem parar de bater e adicione o Marsala até que absorva inteiro. Coloque as raspas de limão. Vá colocando as natas sem parar de bater. Quando obtiver um creme, retire do fogo e bata até esfriar. Limpe os morangos e disponha nos pratos. Cubra com o zabaione e queime com a ajuda de um maçarico

Fonte: msn lifestyle (com algumas adaptações de ingredientes e linguagem)

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares