6 dicas para PREVENÇÃO de ALZHEIMER



(Imagem retirada D´Aqui)

O Alzheimer é uma doença genética que passa de pais para filhos, mas que pode não se desenvolver em todos os pacientes. Para fazer a prevenção do Alzheimer, especialmente em casos de histórico da doença na família, existem 6 cuidados que ajudam a atrasar o surgimento da doença:

1. Estimular o cérebro

As atividades que estimulam o cérebro ajudam a reduzir o risco de desenvolver Alzheimer porque mantêm o cérebro ativo. Assim, deve-se guardar 15 minutos por dia para fazer atividades como:
  • Aprender algo novo, como falar uma nova língua ou tocar um instrumento;
  • Treinar a memória, memorizando a lista de compras, por exemplo;
  • Fazer jogos de estratégia, puzzles ou palavras cruzadas.

Outra atividade que estimula o cérebro é ler livros, revistas ou jornais, pois além da leitura o cérebro também retém informações, treinando várias funções.

2. Fazer exercícios regularmente

Fazer exercício físico regular pode diminuir até 50% as chances de desenvolver Alzheimer e, por isso, é importante fazer 30 minutos de atividade física 3 a 5 vezes por semana.

Algumas atividades físicas recomendadas são jogar tênis, praticar natação, fazer ciclismo, dançar ou praticar jogos de equipe, por exemplo. Além disso, pode-se introduzir o exercício físico em vários momentos do dia, como subir escadas em vez de ir de elevador, por exemplo.


3. Adotar uma dieta mediterrânea

Fazer uma dieta mediterrânea rica em vegetais, peixes e frutas ajuda a nutrir corretamente o cérebro, impedindo problemas graves, como o Alzheimer ou demência. Algumas dicas de alimentação são:
  • Fazer 4 a 6 pequenas refeições por dia, ajudando a manter os níveis de açúcar estáveis;
  • Comer peixe rico em ômega 3, como salmão, atum, truta e sardinhas;
  • Comer alimentos ricos em selênio, como castanha-do-pará, ovo ou trigo;
  • Ingerir todos os dias vegetais com folhas verdes;
  • Evitar alimentos ricos em gordura, como embutidos, produtos industrializados e salgadinhos.
Além de prevenir o Alzheimer, a dieta mediterrânea equilibrada também ajuda a prevenir problemas cardíacos, como infarto ou insuficiência cardíaca.

4. Beber 1 taça de vinho tinto por dia

O vinho tinto possui antioxidantes que ajudam a proteger os neurônios de produtos tóxicos, evitando lesões no cérebro. Desta forma, é possível manter o cérebro saudável e ativo, evitando o desenvolvimento de Alzheimer.

5. Dormir 8 horas por noite

Dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda a regular o funcionamento do cérebro, aumentando a capacidade para pensar, guardar informação e resolver problemas, prevenindo o surgimento de demências.

6. Manter a pressão arterial controlada

A pressão arterial alta está relacionada com o surgimento precoce da Doença de Alzheimer e demência. Assim, pacientes com hipertensão devem seguir as indicações do clínico geral e fazer, pelo menos, 2 consultas por ano para avaliar a pressão arterial.

Ao adotar este estilo de vida, o indivíduo apresenta menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e estará estimulando a função cerebral, tendo um menor risco de desenvolver demências, inclusive o Alzheimer.

  


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares