12 SINTOMAS que NUNCA deve IGNORAR


Nunca deve ignorar determinados sintomas que podem colocar a sua saúde em risco. Saiba quais.


Febres persistentes - A febre que o acompanha e tem a duração de mais de três dias pode ter origem numa infeção. Se tem febre, sem sintomas de gripe e transpiração ou calafrio, pode por exemplo ter uma infeção bacteriana ou das válvulas cardíacas. A endocardite ocorre quando um vírus entra na corrente sanguínea, atacando a válvula cardíaca. Outras doenças mais graves, como a leucemia, podem também estar por detrás de vários dias seguidos com febres altas.


Sensação de medo - Quando a ansiedade é acompanhada por uma dor ou desconforto na zona do peito, tal pode estar relacionado com doença coronária. Consulte um cardiologista para uma avaliação mais aprofundada, especialmente se tem um histórico familiar de doença coronária, morte prematura, se é fumador ou se sofre de pressão alta.



Dor ao urinar - As mulheres são mais propensas a infeções urinárias, no entanto os homens também podem sofrer do mesmo. Dor ao urinar pode ser um sinal de um aumento da próstata ou hiperplasia prostática benigna. No caso das mulheres, não ignore as dores durante a micção. Consulte um ginecologista de imediato. As infeções têm de ser tratadas, sob pena de evoluir para problemas mais graves.


Dor de cabeça - Uma dor de cabeça súbita e intensa deve ser tida em consideração. Pode estar a ter uma hemorragia cerebral. As enxaquecas súbitas podem ser explosivas e nem todas são sérias. Se forem comuns, mesmo num período de tempo curto, procure ajuda médica.


Flashes de luz - A menos que alguém tenha acabado de tirar uma foto com flash, os flashes repentinos de luz na sua visão podem representar uma série de distúrbios. Estes flashes são um dos primeiros sintomas de um descolamento de retina, por exemplo. Procure a assistência de um oftalmologista se tiver este sintoma continuadamente.



Dor no joelho - Se sente que o seu joelho está a entrar em colapso, pode ter uma lesão do ligamento cruzado anterior. Alguns jogadores de futebol são propensos a este tipo de lesões. Não force o joelho, procure um ortopedista.


Dor nos gémeos - Um gémeo ferido pode ser mais do que uma lesão muscular. A sensação de queimadura pode ser sintoma de uma trombose venosa profunda, um coágulo de sangue que se forma numa veia. Os riscos de desenvolver um coágulo podem aumentar se trabalha sentado e se não bebe tantos líquidos quanto deveria. Não ignore os sintomas e consulte um médico.


Dor no umbigo - A dor que começa perto do umbigo e que alastra para o lado direito pode ser o início de uma apendicite, caso se mantenha há 12 horas. Febre é outro dos sintomas. Pode ignorar essas dores no máximo durante 24 horas, mas depois corre o risco das bactérias invadirem o intestino grosso e a cavidade abdominal, provocando uma infeção generalizada. Procure ajuda se tiver dores, febre, calafrios e/ou diarreia.


Indigestão - Os medicamentos não vão aliviar os sintomas de uma indigestão. E se sente com a barriga inchada, nauseado, tal pode ser sinal de helicobacter pylori, uma bactéria ligada à úlcera péptica e ao cancro gástrico. A presença desta bactéria nem sempre resulta em úlcera, gastrite ou cancro. Mas consulte um médico se os sintomas se prolongarem.


Dores nas articulações constantes - Se tem uma dor profunda dentro do ombro, pode ser resultado de uma lágrima labral subjacente. Este tipo de lesões na cartilagem podem limitar os atletas ou trabalhadores. Consulte um ortopedista se sentir dores contínuas.


Vertigens e tonturas - Pode estar perto de sofrer uma síncope. As tonturas podem ser sinal de um ritmo cardíaco anormal. Não deve ignorar se acontecem com frequência.


Dor de dentes - Têm várias origens, como as infeções na gengiva ou o crescimento dos dentes do siso. A dor de dentes é como um alarme de incêndio: alerta para um problema que, se detetado precocemente, pode ser reparado facilmente. Se não for tratado, corre o risco de perder um ou mais dentes ou de sofrer uma infeção generalizada. Procure um dentista se sentir dores nos dentes ou gengivas.

Fonte: NUNO NORONHA in lifestyle.pt




Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares