10 ALIMENTOS CHAVE PARA DEPOIS DO EXERCÍCIO

Depois de uma sessão dura de atividade física, na qual o corpo consumiu hidratos de carbono, gorduras, água e sais minerais, é preciso repor energias. Sabia o que deve comer de acordo com Luis Alberto Zamora, nutricionista espanhol, em declarações ao jornal El Mundo. 


Água - Este é um alimento básico que deve ser ingerido antes, durante e especialmente depois do exercício físico. Para evitar a fadiga e alcançar uma maior performance aeróbica, deve consumir 500 ml de água meia hora a uma hora antes do exercício. Durante a atividade aeróbica deve beber um gole a cada 15 minutos. Depois de terminar o exercício, deve voltar a beber água até se sentir saciado e hidratado.



Banana - É um dos melhores aliados da recuperação física. Graças aos seus açúcares saudáveis, podemos recuperar energias rapidamente, para além de ser uma enorme fonte de potássio essencial para combater a fadiga muscular.



Pão integral - Depois de uma atividade física intensa, uma fatia de pão integral pode ser o ideal para repor os hidratos de carbono. Mesmo que queira perder algum peso, não pode por de parte por completo a ingestão destes nutrientes super completos. Lembre-se, são os hidratos de carbono que o ajudam a manter-se ativo para recuperar a forma ideal. São o seu combustível.



Leite - Quando realizamos exercícios anaeróbios podemos danificar as fibras dos músculos, compostas por proteínas e aminoácidos. Por isso, o leite é uma boa opção para recuperar essas perdas. É rico em proteínas, cálcio e vitamina D.



Queijo fresco - Tal com o leite, o queijo fresco é rico em águas e proteínas. Opte pelas versões 0% gordura. Junte tomate, alface, pepino ou outro vegetal e coma uma sandes saudável.



Cenoura - A atividade física gera radicais livres e nada como a cenoura para combater os seus efeitos prejudiciais ao organismo. Extremamente rica em sais minerais, é também uma enorme fonte de vitaminas como a A.



Tomate - Trata-se de uma excelente opção para repor líquidos. Por outro lado, reposiciona os níveis de vitaminas e minerais essenciais, para além de ser rico em água. O licopeno presente neste fruto ajuda igualmente a combater os radicais livres.



Peru - Com pouca gordura, a carne de peru é o alimento essencial para devolver as proteínas ao seu corpo mantendo os músculos em perfeitas condições.

Atum - Tal como peru, o atum é outro alimento muito consumido no mundo do desporto. É rico em vários tipos de aminoácidos e proteínas.



Melão e melancia - Estas frutas são extremamente ricas em água e proporcionam a absorção rápida de vitaminas e sais minerais.



Fonte: NUNO NORONHA // FITNESS in lifestyle.sapo

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares