EMAGRECER: 10 mandamentos para uma elegância a longo prazo


A maioria dos inquiridos do nosso estudo sobre a obesidade admite que já fez dieta, mas recuperou o peso perdido. Saiba o que correu mal e como mudar de hábitos para alcançar resultados duradouros.

INÍCIO
Com a chegada do verão, intensifica-se a corrida ao ginásio ou a procura de dietas miraculosas. Mas a preocupação com a boa forma deve ir além das razões estéticas. Principalmente no nosso país, onde 52% da população está com peso a mais, de acordo com o estudo sobre a obesidade que realizámos no último trimestre de 2013. Números que fazem soar os alarmes se pensarmos que doenças como a diabetes, a hipertensão, os problemas cardiovasculares e vários tipos de cancro têm como fator de risco comum a obesidade.

Para combater este problema é preciso esquecer as dietas da moda. Resultados duradouros só são possíveis com uma mudança de hábitos real, que combine regime alimentar equilibrado com atividade física regular.
Parece um desafio hercúleo, mas não é. Aqui ficam os 10 mandamentos para adotar um novo estilo de vida e conquistar a tão almejada elegância a longo prazo.
  1. Mantenha uma rotina alimentar. Tente comer sensivelmente sempre às mesmas horas todos os dias, quer coma 3 ou 5 vezes por dia.
  2. Concentre-se na comida e abrande: não coma em andamento nem enquanto vê televisão e, sempre que possível, coma à mesa.
  3. Prefira água ou bebidas sem açúcar. Os sumos naturais já são doces, por isso fique-se apenas por 1 copo. O álcool também é rico em calorias: não ultrapasse 1 dose diária.
  4. Escolha alimentos com pouca gordura sempre que possível. Evite ao máximo alimentos gordos, como a manteiga ou os óleos alimentares.
  5. Se gosta de petiscar, invista em snacks saudáveis, como a fruta fresca ou desidratada ou os iogurtes baixos em calorias, em vez das batatas fritas ou do chocolate.
  6. Tenha cuidado com as doses. Não empilhe comida no prato, à exceção dos vegetais, e pense bem antes de se servir uma segunda vez.
  7. Coma pelo menos 5 porções de vegetais ou fruta diariamente (cerca de 400 gramas no total).
  8. Aprenda a ler os rótulos. Seja cauteloso em relação às alegações alimentares. Confira a percentagem de gordura e de açúcar no rótulo antes de comprar.
  9. Faça intervalos nos períodos em que está sentado. Levante-se durante 10 minutos a cada hora.
  10. Caminhe cerca de 10 mil passos por dia, o equivalente a 60 a 90 minutos de marcha moderada, diariamente. Pode usar um pedómetro para contar os passos, ou uma pulseira para fitness, que contabiliza as calorias queimadas e ajuda a traçar a evolução do esforço físico ao logo de vários dias.
Texto e imagem extraídos D´Aqui




Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares