10 mandamentos para VIVER MAIS e MELHOR

No Dia Mundial da Saúde, recordamos as regras a seguir do ponto de vista físico e mental para ultrapassar os 100 anos.



Conduza com segurança e de forma responsável - Diga não ao álcool, se for conduzir. Use o cinto de segurança e capacete se andar de mota ou bicicleta. As crianças devem ser colocadas em cadeiras próprias. Não use o telemóvel e tenha em atenção a estrada e peões quando estiver a conduzir.


Não apanhe demasiado sol - Os malefícios da exposição prolongada ao sol são conhecidos de todos. A pele é o maior órgão do corpo humano. Meia hora por dia ao sol é suficiente para cobrir as suas necessidades fisiológicas. Por isso, não abuse. Lembre-se que o cancro de pele é um dos problemas.



Não beba demasiado álcool - Quanto menos álcool consumir, melhor. Mulheres grávidas e crianças devem evitar bebidas alcoólicas. Se conduzir, não beba. O álcool irrita as mucosas do trato gastrointestinal e está relacionado com várias doenças desse aparelho, como gastrite, úlceras e cancro.


Namore e pratique sexo seguro - Neste campo não deve correr riscos desnecessários. Desfrute do sexo com saúde.

Faça exercício - Faça exercício apropriado para a sua idade e condição física, de forma regular. Qualquer atividade conta, até trocar as escadas rolantes pelas escadas normais. Exercite-se uma hora por dia, pelo menos, 5 dias por semana.


Não se auto medique - Deverá tomar os medicamentos sob supervisão médica e seguindo um estilo de vida saudável. Evite fazer escolhas próprias. Os médicos e farmacêuticos podem ser consultados sob diversas formas, ajudando-o a fazer a escolha acertada.


Coma bem - O pai da medicina, o médico e filósofo grego Hipócrates, disse que a alimentação é o melhor dos medicamentos. De facto, comer um pouco de vários alimentos evita deficiências nutricionais, promovendo um crescimento equilibrado e uma saúde generalizada. Deve procurar alimentos de todos os grupos nutricionais. Lembre-se, a dieta mediterrânica é Património Imaterial da Humanidade, segundo a UNESCO.


Socialize - Estar em contacto com outras pessoas ajuda a ter uma auto-estima positiva. Uma boa integração social e participativa promove a saúde mental.


Diga não ao tabaco e drogas - Evite frequentar espaços contaminados pelo fumo do tabaco, já que o tabagismo passivo é a causa de diversas doenças. Nenhuma droga é saudável. Lembre-se que o tabaco e as drogas estão entre as principais causas de morte evitável em todo o mundo.


Seja positivo - Acalme-se, evite o stress e a ansiedade. Descanse e durma o suficiente. Procure um sentido para a vida que o leve a levantar-se todos os dias. Procure o lado bom da vida e afaste-se do que lhe faz mal.







Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares