ALIMENTE os seus RINS

Cuide do órgão responsável pela desintoxicação do seu organismo


Os rins tem como missão filtrar o sangue, resgatando as substâncias úteis e eliminando as inúteis, pela sua toxicidade, através da urina.
Se falham ocorre uma insuficiência renal séria, o organismo corre o perigo de ficar intoxicado por não conseguir desfazer-se de resíduos, que acabam por acumular-se.
Saiba o que deve consumir com regularidade a fim de evitar problemas futuros.
Os seus aliados: 
Sódio e potássio
«O equilíbrio entre este dois nutrientes é mantido pelos rins, que entrarão em esforço caso a alimentação não os forneça em quantidades equilibradas», adverte a nutricionista Maria Paes Vasconcelos.

Água
Beber no mínimo dois litros de água por dia favorece a boa actividade renal. A água é, tal como refere Maria Vasconcelos, «essencial para que o rim possa produzir um volume adequado de urina. Caso seja insuficiente, haverá a necessidade de a concentrar, sobrecarregando o funcionamento deste órgão».
A evitar
«Devem ser evitados os alimentos salgados, pois o sódio terá de ser excretado por este órgão. A ingestão excessiva de proteínas também deve ser evitada pois aumentará a produção de ureia, o que levará a um esforço aumentado do rim», remata a nutricionista. Para além disso, evite:

  • Comer carne em excesso: controle a ingestão de proteínas animais (não é preciso comer carne diariamente, duas ou três vezes por semana é o suficiente), ou obrigará os seus rins a trabalhar o dobro.


  • Não cuidar da sua bexiga: a cistite, uma doença comum nas mulheres, que pode tornar-se crónica, representa um grande perigo para os rins, já que as bactérias da bexiga conseguem avançar pelas vias urinárias e chegar aos rins.


  • Não controlar a tensão arterial: a hipertensão é muito prejudicial para o tecido renal.
Por Madalena Alçada Baptista com Maria Paes Vasconcelos (nutricionista) in http://lifestyle.sapo.pt/saude/saude-e-medicina/artigos/alimente-os-seus-rins?r=saude.sapo.pt




Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares