Saboreia a vida: EM FORMA



Comprove se o seu dia-a-dia segue os requisitos de uma vida saudável, lendo as seguintes dicas de bem-estar.

PRATIQUE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELFaça, pelo menos, 5 refeições diárias, opte por cereais integrais ou pouco refinados, prefira o peixe em detrimento da carne, Eleja o azeite como gordura. Evite o sal e diminua a ingestão de doces e alimentos açucarados. Abuse no consumo de frutos e hortícolas. A água deverá ser a sua bebida de eleição. 

FAÇA UMA AMIZADE COM FIBRA Tem um grande poder saciante, combate a prisão de ventre, regula o trânsito intestinal, contribui para a eliminação do “mau” colesterol . Pode encontrá-la nos produtos hortícolas, frutos, cereais integrais, leguminosas. 

PLANIFIQUE MENUS MENSAIS Assim será mais fácil variar a alimentação e ganhará tempo para si, pois não necessita de pensar todos os dias no que preparar para comer. 

FAÇA AS REFEIÇÕES NUM BOM AMBIENTE Coma numa mesa organizada, dedicando o seu tempo a desfrutar os alimentos, mastigando conscientemente e procurando ter uma conversa amena e construtiva.

DESCANSE É importante dormir 8h por noite. A refeição que antecede o período de sono deverá ser ligeira evitando períodos longos de digestão. Um pouco de exercício todos os dias. Escolha o exercício que mais lhe agrada: natação, ginástica, dança. Se não gosta das aulas com professores ou de ir ao ginásio, pode experimentar fazer diariamente uma caminhada com passo rápido ou andar de bicicleta. Percorra a pé as distâncias curtas. 

MOVA-SE NO TRABALHO Se tem uma actividade sedentária levante-se de hora em hora para se esticar um pouco, mexer as articulações, rodar a cabeça e reajustar a postura.

SOL, AR PURO E ÁGUA A luz solar revigora e contribui para a síntese de vitamina D, imprescindível para a saúde dos ossos. O ar livre oferece uma sensação de plenitude, e melhora a respiração; a água contribui para a eliminação de toxinas, a hidratação da pele, favorece a evacuação e não engorda! 

MANTENHA UMA ATITUDE POSITIVA Algumas situações poderão pôr à prova a sua paciência. Enfrente-as com calma: respire fundo, beba um pouco de água, conte até dez e sorria. Irá ajudá-lo a ver tudo um pouco mais claro.

CONCEDA-SE CINCO MINUTOS, OU DEZ, OU QUINZE PARA RELAXAR É muito positivo ter um momento no dia para, fechar os olhos, espreguiçar, e não pensar em nada. Trata-se, simplesmente, de parar. Verá como lhe saberá bem! 

UM CAPRICHO DE VEZ EM QUANDO Na forma de uma compra que lhe agrade, como uma peça de roupa, uma viagem de fim-de-semana ou um doce. Quando se der a esse prazer, desfrute-o ao máximo e evite o sentimento de culpa!

Texto e imagem extraídos D´Aqui


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares