Temperar: Manjericão


O manjericão (Ocimum Basilicum) ou basílico é uma planta aromática de origem indiana, cujo o nome deriva do vocábulo grego basilikos que signica "real". Existem diversas espécies de manjericão, sendo mais comum o de cor verde, ao passo que o parente de folhas avermelhadas é mais raro e aromático. O aroma, semelhante a limão e jasmim, faz do basílico uma das ervas preferidas na cozinha do sul da Europa, condimentando saladas, recheios, molhos e sopas e aparecendo como ingrediente principal no pesto italiano e no pistou francês. O manjericão é fonte de cálcio, vitamina A e C, potássio e manganês.
Dado que as características do manjericão se perdem na secagem, é sempre aconselhável utilizá-lo fresco.
 
 
Utilização/Preparo:

Planta extremamente aromática, cujo sabor por vezes pode substituir o sal. Usado na preparação de pizzas, omeletes, saladas,massas, assados, molhos,sopas, queijos, carnes. No tempero de berinjela, pimentão, sopa de tomate, recheio para frango, peru, vitela e vinagrete. Pode ainda servir de tempero a frutos do mar ensopados. Deve ser acrescentado quando o prato estiver bem no fim, pois perde o sabor com o calor. 
 
No preparo do molho pesto, prefira o manjericão com as folhas maiores, conhecido como manjericão italiano. O molho ficará mais saboroso e com uma coloração mais atraente.
 
Para aromatizar o azeite e o vinagre com a erva, lave bem o manjericão e coloque-o, junto com um dente de alho, num vidro esterilizado. Acrescente vinagre de vinho tinto ou branco ou azeite, tampe e deixe por pelo menos duas semanas em um lugar fresco. Sacuda de vez em quando, com cuidado para não derramar. Use para temperar saladas e carnes em geral.
 
Esmague folhas de manjericão, manteiga, pimenta-do-reino e casca de limão ralada e use a mistura para acompanhar carnes.
 
Faça um aperitivo misturando ricota passada na peneira com um pouco de manteiga. Forme bolinhas com essa mistura e depois vá rolando as bolinhas de ricota em cima de um prato com folhas picadas de manjericão, até a bolinha ficar coberta com os pedacinhos da folha.
 
 
Conservação:

O manjericão estraga com facilidade. Para preservá-lo lave e seque bem as folhas e acondicione em embalagem plástica limpa e seca. Ou então, pique as folhas e coloque-as num vidro com azeite. Acrescente o manjericão ao alimento somente na hora de servir.  O manjericão seco deve ser guardado em recipiente fechado protegido da luminosidade e humidade.
 
 
Berinjela ao Manjericão

Rendimento:
4 a 6 porções

Ingredientes: 
 
500 g de berinjela pequena
2 colheres de sopa de vinagre branco
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá de manjericão
1 colher de chá de alho desidratado
1/2 xícara de chá de vinho branco
1 colher de sopa de alcaparra
sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto
 
Cobertura
 
1 colher de chá de azeite
1 colher de sopa de cebola desidratada
3 tomate picados, sem peles, sem sementes
1 colher de chá de manjericão
100 r de mussarela ralada
sal a gosto
 
Modo de preparo:
 
Corte a berinjela ao meio, no sentido do comprimento, e deixe de molho em água com o vinagre, para não escurecer. Unte com o azeite uma assadeira antiaderente. Coloque as berinjelas na assadeira, uma ao lado da outra, com o corte virado para baixo. Num potinho, misture o vinho com o manjericão, a pimenta, o alho, o sal e as alcaparras. Regue as berinjelas com esses temperos. Cubra com um papel alumínio e leve ao forno médio (180ºC), por cerca de 20 minutos. Alguns minutos antes de terminar o tempo, retire o papel alumínio para que a berinjela fique mais macia.
 
Cobertura:
 
Coloque numa panela o azeite, o tomate e a cebola. Tampe a panela e deixe cozinhar por alguns minutos, mexendo às vezes. Retire do fogo e junte o manjericão. Misture. Retire as berinjelas do forno e vire-as. Distribua sobre cada berinjela uma porção de mussarela. Cubra com o tomate e leve ao forno para o queijo derreter. Sirva em seguida.
 
Texto e imagens extraídos DAQUI

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares