Os (novos) super alimentos

Oito ingredientes indispensáveis para uma alimentação mais sã e equilibrada

Os (novos) super alimentos

Oito poderosos ingredientes que retardam o envelhecimento, previnem doenças crónicas e que, na hora de emagrecer, podem ser a chave do sucesso para uma maior saúde e uma maior longevidade. Distinguem-se dos outros alimentos por conterem doses extraordinárias de antioxidantes que combatem o envelhecimento, mas não só.

As últimas investigações científicas demonstram a eficácia do seu conteúdo especialmente rico em vitaminas e minerais que nos protege contra as doenças mais comuns (obesidade, diabetes, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais) e o seu incrível poder saciante que pode ser uma ajuda preciosa quando o objectivo é perder peso.

Saiba em que tipo de pratos pode incluí-los e com que regularidade devem ser consumidos para beneficiar das suas potencialidades únicas. Eles são a prova de que uma alimentação saudável não é sinónimo de monotonia nem de refeições sem sabor.


Quinoa 

É considerado por muitos investigadores um dos alimentos mais completos, nomeadamente pelo seu balanço ideal de proteínas, comparativamente com qualquer outro grão. É isenta de glúten e contém doses consideráveis de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 e de vitaminas A, C e E, com uma fortíssima acção antioxidante. Deve comer entre três a quatro vezes por semana, cozida, a acompanhar carne ou peixe. Também a pode ingerir misturada nas saladas, com outros vegetais ou em sopas e risotos.


Abacate 

É muito saciante (contém mais proteína do que qualquer outro fruto) e um excelente aliado na prevenção de algumas patologias e na manutenção do peso adequado. Contém doses significativas de ácido oleico que aumenta o bom colesterol (HDL) e diminui o mau (LDL) e glutationa, um poderoso antioxidante que reduz os níveis de cortisol [hormona do stress]. Deve ingeri-la preferencialmente uma a duas vezes por semana, em saladas, na confecção de molhos ou mesmo consumido sozinho como um lanche.


Açaí 

O seu elevado conteúdo de antioxidantes combate os radicais livres, protege a saúde cardiovascular e melhora a imunidade. É também rico em flavonoides (20 vezes mais que o vinho tinto e dez vezes mais que o cacau), que lhe confere uma função anti-inflamatória muito elevada. Contém ainda vitamina C e muita fibra. Pode adicioná-lo a batidos, iogurtes, cereais ou outras frutas. Encontra açaí em pó liofilizado e em polpa congelado. Coma entre duas a três vezes por semana.


Aveia 

É um cereal com muitas fibras solúveis e insolúveis, que promovem o bom funcionamento intestinal e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. É também um excelente aliado na perda de peso, devido ao seu índice glicémico moderado que ajuda a estabilizar os níveis de glicémia e insulina. As famosas papas de aveia cozidas em água com casca de limão, canela e um pouco de mel são o
pequeno-almoço ideal. Também pode adicioná-la ao iogurte ou batidos. Coma entre três a quatro vezes por semana.


Bagas de goji 

São uma excelente fonte de carotenóides e possuem todos os aminoácidos essenciais. Contêm ainda polissacarídeos que reforçam a flora intestinal e a imunidade e cerca de 21 minerais, entre os quais o ferro, em doses superiores ao espinafre. Podem ser ingeridas adicionadas a saladas, cereais de pequeno-almoço, sumos e batidos ou como snack. Coma entre dez a 15 bagas, cinco a seis vezes por semana. Prefira as de origem biológica.


Lentilhas 

Alguns estudos sugerem que o consumo regular desta leguminosa diminui o risco de obesidade em 22%. Isto deve-se ao seu elevado teor em fibras que ajuda a reduzir a produção de insulina e, assim, a manter os níveis de glicose equilibrados. Existem cerca de 50 variedades, mas todas têm em comum o seu elevado teor proteico, a sua fácil digestibilidade e o seu grande teor de ferro. Deve comer cerca de uma chávena de chá, duas vezes por semana, preferencialmente cozida, a acompanhar carne ou peixe. Também pode ser adicionada a vegetais ou em saladas.


Espurilina 

É uma alga de água doce. Contém a maior concentração de proteína encontrada em alimentos (entre 65 a 71%) e um forte poder desintoxicante, graças à clorofila, o pigmento responsável pela sua cor, que tem uma forte ação antibacteriana e que auxilia o organismo a eliminar toxinas. Tem também todos os aminoácidos essenciais e muitas vitaminas (A, B1, B2, B6, E e K). Deve comer espurilina entre uma a duas vezes por semana, em pequenas doses, em sumos e batidos.


Batata-doce 

Além de muito saborosa, contém elevadas doses de betacaroteno que tem uma forte acção antioxidante. Quando comparada à batata tradicional, as vantagens são muitas. Possui um índice glicémico muito mais baixo, o que a torna numa boa aliada na perda de peso, é muito mais rica em minerais (cálcio, ferro, potássio e fósforo) e tem um poder saciante muito superior, graças ao seu elevado teor em fibras. Assada, cozida ou salteada, a acompanhar carne ou peixe, são as melhores formas de as ingerir. Coma batata-doce duas vezes por semana.

(Texto e imagem: Extraídos Daqui)


Receita de Risoto de QUINOA 



Risoto de Quinoa




Ingredientes:

3/4 xícara de quinoa
4 a 5 conchas de caldo de frango
1/4 de xícara de vinho branco
1/2 xícara de tomates cereja partido em 2
1/3 xícara de muzzarela de búfula em cubinhos
2 fatias de presunto de parma picado em quadradinhos
azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
sal e pimenta do reino a gosto
Folhas de rúcula para decorar
Preparação:

Refogar a cebola e o alho no azeite. Colocar a quinoa e o vinho. Em seguida 2 conchas de caldo e ir mexendo enquanto reduz. Colocar os tomates. Ir colocando mais caldo até ficar al dente e quanto estiver quase pronto, colocar a muzzarela, presunto de parma e sal e pimenta do reino.
Receita extraída Daqui


Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares