Tem ANEMIA ? Saiba o que COMER !

A anemia é causada pela redução de glóbulos vermelhos no nosso organismo, certo ? E tem efeitos muito negativos (como qualquer outra doença) no nosso bem-estar. O cansaço, as vertigens, a fragilidade, as dores no corpo e o desânimo são algumas das consequências da anemia.


alimentacao anemia


As causas ? A absorção de ferro em pouca quantidade por parte do nosso organismo. A quantidade de oxigénio que chega às células é muito menor provocando a debilidade do organismo.

A anemia, por norma, trata-se com uma dieta alimentar adequada e alguns suplementos de ferro, se necessário. Há muita coisa que se aconselha a evitar quando o estado de saúde está normal e que fazem muito bem no caso da anemia. Por exemplo, as carnes vermelhas. São muito ricas em ferro e por isso são ótimas para uma recuperação mais rápida.

Outros alimentos ricos em ferro que deve consumir são sardinhas, salsa, frutos secos, tofu, leguminosas e berbigão por exemplo. Para que a absorção de ferro seja feita da melhor maneira, convém que também se aumente a ingestão de vitamina C que vai ajudar no processo.

Por isso, coma fruta rica em vitamina C (sendo que é a opção mais saudável). Kiwis, morangos, laranja ou toranja são boas opções. Aumente também o consumo de tomate e espinafres, couves e bróculos.

Estudos médicos comprovam que o elevado consumo de alimentos ricos em cálcio diminui a absorção de ferro pelo organismo, por isso, a recomendação é que diminua a ingestão de produtos lácteos e faça trocas inteligentes. Troque o leite do pequeno almoço por um sumo de laranja natural.

Texto e imagem extraídos Daqui
 

A ANEMIA NÃO É UMA DOENÇA, MAS SIM UM SINAL DE DOENÇA

Significa que a capacidade do sangue em transportar oxigénio para os tecidos está diminuída. A anemia tem três causas básicas:

- Pouca produção de hemácias pela medula óssea.
- Elevada destruição de hemácias pelo corpo.
- Perda de hemácias e ferro através de sangramentos.
 
 

Comentários

Artigos RELACIONADOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares